A Associação de Esportes Radicais de Aquiraz – AERA – é uma organização social do terceiro setor, surgida da iniciativa de atletas das comunidades Prainha e Iguape praticantes dos esportes radicais em quatro modalidades (surf , body board, stand-up e kite surf), e que organizaram-se com a finalidade de criar uma Escolinha onde pudessem realizar atividades de iniciação à prática desses esportes com crianças e adolescentes, além de divulgar a cultura esportista local.

Previous
Next

A AERA tem em sua composição 38 sócios, entre estes: trabalhadores autônomos, competidores, iniciantes e demais trabalhadores relacionados aos esportes radicais. Possui em sua organização uma administração formada pelo presidente, coordenador, secretário, tesoureiro e três suplentes; e um Conselho Fiscal formado pelo presidente, dois conselheiros efetivos e três efetivos.

As aulas são direcionadas a crianças e adolescentes e ministradas voluntariamente por profissionais qualificados e possuidores de conhecimentos teóricos e práticos nos projetos sociais e nas quatro modalidades (Surf e Body Board, Stand-up e Kite Surf). Mesmo diante de dificuldades materiais e financeiras, a Escolinha atualmente possui 31 alunos e tem apresentado a esse público alternativas esportivas com o intuito de dar-lhes um alargamento de visão de um mundo melhor e mais digno.

Embora a AERA tenha sido criada recentemente (maio de 2007), a Escolinha de Surf e Body Board, Stand-up e Kite Surf existe há mais de quatro anos, realizando, durante este período, cinco campeonatos e três campanhas ecológicas na Prainha, a partir do incentivo e colaboração de comerciantes e uma associação local.